Pontal

Salvar
thumb_IMG_2660

Principal praia do Delta do Rio Parnaíba: uma extensa faixa de areia que divide o rio do mar.

O Pontal é uma praia acessível apenas por barco ou Kitesurf. Ela faz parte do Delta do Rio Parnaiba (o maior das Américas e um entre os 5 existentes no mundo em mar aberto) e encanta pelo encontro das águas do rio com o mar.

sobre

Uma enorme faixa de areia divide as águas do mar com as do rio. Dependendo da maré, é possível passar de um lado ao outro velejando de Kitesurf. Um excelente espaço para a prática do esporte em meio à natureza.

A praia é uma das paradas do passeio ecológicos no Delta, que tem saída no porto dos Tatus, localizado na Ilha Grande de Santa Izabel, pertencente a Parnaíba.

Fotos


{gallery}stories/delta{/gallery}

Video

Kitetrip Video feito no Pontal:

Como Chegar

Como chegar ao Pontal


O acesso é feito exclusivamente de barco ou lancha, a partir do Porto dos Tatus. Para chegar ao Porto, dirija-se até o centro de Parnaíba e passe pela ponte sob o Porto das Barcas e o Rio Parnaíba. Siga as placas para o Porto dos Tatus no cruzamento (sempre à esquerda). No porto, você pode procurar por uma agência de turismo ou acertar o passeio diretamente com os condutores. Também é possível já chegar no Porto com o passeio agendado em uma das agências em Parnaíba.

Atenção!


  • Por fazer parte de área de preservação ambiental permanente, não há infraestrutura de bares de praia nem pousadas. Porém as refeições podem ser feitas no próprio barco do passeio ou ainda em pousadas e restaurantes localizados nas ilhas do Delta, que oferecem ótima comida regional feita na hora.

 

Kitespot

Pontal é a principal praia do Delta do Parnaíba e também um ótimo spot para o kite no Piauí. Localizado na segunda foz do Delta (a mais visitada), o encontro do rio com o mar proporciona excelentes condições para o velejo.

Você chega até este kitespot de lancha rápida (saindo do Porto dos Tatus) ou em um downwind da Pedra do Sal. Depois, você ainda pode descer mais a downwind pelo rio, até chegar na Ilha das Canárias, para um lanche e descanso.

Atenção: a área de mangue não é para iniciantes. Tenha um kitesurfista experiente com conhecimento da área como guia.

Passeio ao Pontal


É o passeio mais curto do Delta. Pode ser feito tanto no barco regional quanto na lancha rápida privada. Geralmente sai pela manhã (às 8 horas), mas podem ser marcados de acordo com sua disponibilidade no caso da lancha rápida. A volta para o Porto do Tatus é logo após o almoço.

Nota: todos os passeios de lancha podem começar com este roteiro.

Localização GPS -2.74080577258 , -41.8023032925




pontal-kitespot


img_IMG_2660.jpg
img_IMG_2678.jpg
img_IMG_2682.jpg
img_IMG_3896.jpg
img_passeios-delta.jpg
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar Pontal.

Praias mais acessadas

A praia mais charmosa Piauiense, Barra Grande, tem pousadas estilo rústico-chique e diversidade na gastronomia.

Barra Grande Piauí

A praia mais urbanizada do estado, perfeita para quem procura infraestrutura de praia com acessibilidade.

Atalaia

O maior rio com foz em delta das américas. o Delta do rio Parnaíba conta com dunas entre manguezais.

Delta do Rio Parnaíba

Única praia da cidade de Parnaíba, famosa pelo pôr-do-sol e point dos surfistas no estado.

Pedra do Sal